Psicoterapia Existencial

A psicoterapia (do grego psykhē – mente e therapeuein – curar) é um tipo de terapia, executada pelo psicólogo, que tem por finalidade tratar questões e problemas psicológicos, tais como depressão, ansiedade, estresse, dificuldades de relacionamento, entre outros problemas de saúde mental.

A Psicologia é a principal linha de tratamento para qualquer assunto referente ao psiquismo. Para isso, propõe intervenções psicológicas, cujos objetivos centrais são:

Restabelecer o funcionamento psíquico saudável do paciente;

Permitir que o paciente compreenda as causas do que lhe acomete, para que possa encontrar recursos psíquicos para lidar com suas dificuldades, problemas, etc.;

Desenvolver meios de agir no mundo, redefinindo seus traços de personalidade;

Solucionar problemas pontuais que o afligem (por exemplo, sentimento de culpa, auto cobrança excessiva, etc.), bem como, observar questões de cunho mais existencial, ou seja, questões relativas à existência.

existencia

O que é a Psicoterapia Fenomenológica-Existencial?

A Psicoterapia Fenomenológica-Existencial busca compreender e questionar nossa forma de ver o mundo. O enfoque da terapia é a clarificação e compreensão dos nossos valores e crenças, mediante o diálogo. Sua prática busca habilitar o paciente a viver de forma mais reflexiva, mais autêntica e mais participativa, aceitando as limitações e contradições da condição humana. Somos pessoas em diferentes situações sociais e históricas, com diferentes idades, gêneros e habilidades, diferentes problemas, histórias e temores.

terapia-existencial-1

No entanto, todos, absolutamente todos, pelo simples fato de sermos seres humanos conscientes, participamos da mesma estrutura básica de existir. Do que participamos? Participamos da nossa necessidade de conferir valor e dar significado à vida através de ações e decisões, frente a possibilidade sempre presente (reflitamos sobre isso ou não) de ter que decidir entre pelo menos duas opções.

Nesse sentido, a Psicoterapia Existencial não é estranha ao mistério e ao paradoxo daquelas situações em que, ao escolhermos, abriremos novas possibilidades e fecharemos outras. A terapia existencial submerge dos assuntos humanos e vislumbra as potencialidades do ser, no sentido de abrir certas formas de existir que estão fechadas, repetitivas, que causam sofrimento e incapacidade de auto realização, para novas possibilidades de existência.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s